PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
O planejamento tributário é uma ferramenta contábil que auxilia diretamente no pagamento de impostos e encontra maneiras de reduzir os tributos de acordo com medidas legais.
Toda empresa precisa obrigatoriamente pagar impostos, independente da área de atuação. Uma empresa que planeja os próximo s passos tem maiores chances de obter resultados positivos nas questões fiscais. Além de estar em dia com a legislação, evitando multas e complicações judiciais.
O objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa, ou seja, reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o faturamento, que é chamado de elisão fiscal.
O planejamento tributário pode ser dividido em:
OPERACIONAL
Rotina de trabalho para o pagamento de impostos e escrituração correta das operações, com alinhamento da equipe contábil perante as tarefas necessárias.
ESTRATÉGICO
Para um planejamento operacional adequado, deve ser realizado o estratégico anteriormente, ou seja, o enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente e o conhecimento das especificidades fiscais que podem variar de acordo com o setor de atividade, estrutura de capital, localização e modelo de contratação de recursos humanos.
O planejamento tributário envolve mais do que cumprir as obrigações em dia e anotar as receitas e despesas em planilhas, mas sim planejar, conhecer, analisar, estudar e verificar todos os impostos e formas de tributação que envolvem a empresa.
VANTAGENS
As vantagens são muito claras, pois permite que a empresa consiga o máximo de lucro possível, reduzindo impostos desnecessários, aproveitando as oportunidades para escolher uma opção que seja mais lucrativa e que não irá influenciar no desempenho da empresa no momento.
O planejamento gera mais economia, ou seja, diminui as despesas com tributos. Contribui para a segurança da empresa, ou seja, funciona de forma preventiva ajudando a eliminar os erros contábeis e evitando autuações e imposição de multas pelo fisco por deixar de pagar tributos obrigatórios. Também auxilia na competitividade da empresa, pois garante maior recurso disponível para reinvestir na atividade principal e impulsionar o crescimento do negócio.
TRIBUTOS
Segundo o IBPT, no Brasil, em média 33% do faturamento empresarial é dirigido ao pagamento de tributos.
LEI DAS SA
É dever legal do administrador zelar pela situação financeira da empresa.
REGIMES TRIBUTÁRIOS
Existem três principais regimes de tributação: Lucro Presumido, Lucro Real e o Simples Nacional.
Entre em contato e agende um atendimento, conheça a nossa empresa e os nossos serviços e tenha total segurança nos processos contábeis e fiscais da sua empresa.
O planejamento tributário é um dos principais investimentos que devem ser realizados em uma empresa. É necessário encontrar um contador de confiança para contar tudo que está acontecendo na empresa e ele irá ajudar a identificar se a empresa está dentro do regime tributário correto e ideal. Nós ajudamos você a ter uma visão clara da situação e identificar quais atitudes precisam ser tomadas para seu negócio crescer ainda mais.